RÁDIO WEB CEDEPPE

Capacitação e gerenciamento de projetos em países irmãos

Entenda como trabalhamos e associe sua empresa, associação ou universidade

FRASE DO DIA

O que aumenta os seus bens com usura e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre.

Provérbios


Ouça a Rádio CEDEPPE em seu computador, com os aplicativos:

Winamp, iTunes   Windows Media Player   Real Player   QuickTime 

Associe-se => AQUI

Pense em associar o seu local de trabalho pois as empresas associadas e seus funcionários têm à sua disposição uma série de benefícios que contribuirão para o fortalecimento de seus negócios.

Entre eles destacam-se :

  • Para os associados Pessoas Físicas, grande aumento de visibilidade e empregabilidade. Veja algumas AQUI.
  • Para associados Pessoas Jurídicas, geração de negócios através de REPRESENTAÇÃO e um braço forte em organização gerencial e operacional. Associe no Formulário colocado AQUI.
  • Inclusão na comunidade  dos clientes CEDEPPE, possibilitando o intercâmbio de informações de oportunidades;
  • Divulgação facilitada e segura para as melhores empresas
  • Gerenciamento de Projetos por profissionais certificados e de alta competência
  • Assessoria personalizada em Web / Banco de Dados
  • Assessoria Jurídica para consultas e pareceres de interesse geral. Condições especiais para a contratação de escritório jurídico especializado em comércio, tributação, temas trabalhistas, de segurança ocupacional e de comércio exterior. 


Curso Multiplicador

 isoAo iniciarmos ações locais, formamos multiplicadores. Eles são selecionados através de contatos com empresas e governos locais, e são capacitados em atividade intensiva no tema SIG - Sistema Integrado de Gestão, nas diretrizes e requisitos em:

  1. Gestão da Responsabilidade Social Corporativa
  2. Gestão da Qualidade
  3. Gestão Ambiental

NOTA 1: Atividades incluem produtos, serviços e processos.

NOTA 2: Relações referem-se às atividades da organização dentro do escopo do sistema de gestão da responsabilidade social e da cadeia de valor.

NOTA 3: Adaptação: ISO 26000:2010, ISO 9001, ISO 14001 e ISO 19011

Características

- O SIG - Sistema Integrado de Gestão é aplicável a todos os tipos e portes de organizações (pequenas, médias e grandes) e de todos os setores (governo, ONGâ??s e empresas privadas);

- Usamos como base as diretrizes da Norma ISO 26000. Durante o curso as demais normas são trazidas aos participantes. A ISO 26000  é uma norma de sistema de gestão (conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos, voltados para estabelecer políticas e objetivos, bem como para atingi-los), que deve estar integrado em toda a organização. Adota a estrutura do PDCA ( Plan?Do- Check-Act ou planejar ? fazer ? verificar ? agir)

- O curso enfatiza a necessidade de comprometimento de todos os níveis e funções, especialmente da alta direção;

- O atendimento aos requisitos das Normas não significa que a organização seja socialmente responsável, mas sim que possui um sistema de gestão da responsabilidade social e ambiental, priorizando a gestão da qualidade em suas ações. As comunicações da organização, tanto internas quanto externas, devem respeitar este preceito.

Escopo:

O curso estabelece os requisitos mínimos relativos a um sistema de gestão integrado,  permitindo que a organização formule e implemente uma política e objetivos que levem em conta seus compromissos com:

       a) a responsabilização (accoutability) a transparência;
       b) o comportamento ético;
       c) o respeito pelos interesses das partes interessadas;
       d) o atendimento aos requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização;
       e) o respeito às normas internacionais de comportamento;
       f)  o respeito aos direitos humanos e
       g) a promoção do desenvolvimento sustentável.

A norma ISO 26000 é a parte central do curso. Ela é passível de integração com outros requisitos de gestão e estabelece critérios que se aplicam a qualquer tipo e porte de organização que deseje:

* implantar, manter e aprimorar um sistema de gestão da  Responsabilidade Social;
* assegurar-se de sua conformidade com a legislação aplicável e com a sua política da Responsabilidade Social;
* apoiar o engajamento das partes interessadas;
* demonstrar conformidade  com essas Normas seja realizando auto avaliação e emitindo auto-declaração da conformidade, seja buscando confirmação de sua conformidade por partes  interessadas ou partes externas à organização; seja buscando a certificação do seu sistema de gestão da responsabilidade social por uma organização externa.

Políticas da Responsabilidade Social, Ambiental e da Qualidade

A alta direção da organização deve definir as suas políticas nessas áreas de gestão, que devem ser documentadas, implementadas e mantidas, bem como comunicadas para todas as pessoas que trabalham para, ou em nome da organização; e devem estar acessíveis às partes interessadas.

As políticas devem estar apropriadas aos objetivos estratégicos à natureza, escala e impactos da organização. Deve assegurar seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e incluir seus comprometimentos com os seguintes princípios da responsabilidade social, ambiental e qualidade

* Responsabilização (accoutability) :  condição de responsabilizar-se por decisões e atividades e de prestar contas destas decisões e atividades aos órgãos de governança, autoridades legais e às  partes interessadas da organização;
* Transparência: fraqueza sobre decisões e atividades que afetam a sociedade, a economia e ao meio ambiente e a disposição de comunicá-las de forma clara, precisa, tempestiva, honesta e completa;
* Comportamento ético: comportamento que esteja de acordo com os princípios aceitos de uma conduta moral e correta no contexto de uma situação específica e que seja consistente com as normas internacionais de comportamento.
* Respeito pelos interesses das partes interessadas (Stakeholders): Ouvir, considerar e responder aos interesses das pessoas ou grupos que tenham interesse  em qualquer decisão ou  atividade da organização ou por ela possam ser afetados.
* Atendimento aos  requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização (cumprimento da lei e outros requisitos) ;
* Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento: comportamento organizacional socialmente responsável, oriundos do direito internacional consuetudinário, dos princípios geralmente aceitos de leis internacionais e ou de acordos intergovernamentais que sejam universalmente ou praticamente universalmente reconhecidos.
? Direito aos humanos: Reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que necessitam.
A política da responsabilidade social deve ainda incluir o comprometimento da alta direção com a melhoria contínua e com a prevenção de impactos adversos. Deve fornecer a estrutura para o estabelecimento e a revisão dos objetivos e metas da responsabilidade social.

A política deve ser:
* documentada, implementada e mantida;
* comunicada para todas as pessoas que trabalham para, ou em nome da organização; e
* estar acessível às partes interessadas.

Planejamento

A organização (atenção, aqui residem nossos futuros clientes) deve:

* estabelecer, implementar e manter procedimentos documentados para identificar e priorizar as partes interessadas, bem como as suas expectativas  e interesses;

* identificar as questões pertinentes a sua responsabilidade social, considerando os seguintes temas centrais:

  1. governança organizacional;
  2. direitos humanos;
  3. meio ambiente;
  4. práticas leais de operação;
  5. questões relativas ao consumidor
  6. envolvimento e desenvolvimento da comunidade

* realizar  uma  due dilligence visando prevenir, evitar e mitigar os impactos negativos significativos, reais e potenciais das suas decisões e atividades no meio ambiente, economia, sociedade e partes interessadas e deve avaliar a significância destes impactos;
* identificar oportunidades de melhoria e inovação ( ao avaliar a pertinência e significância das questões da RS a organização deve considerar as oportunidades de reforçar as ações relativas à RS e identificar oportunidades de melhoria. A Norma fornece um anexo onde apresenta várias   ações e expectativas que se constituem em oportunidades);
* estabelecer, implementar e manter procedimentos para identificar e ter acesso à legislação aplicável e outros requisitos por ela subscritos;
? estabelecer, implementar e manter objetivos e metas documentados da RS, em funções e níveis relevantes dentro da organização.

Objetivos, metas e programas

A organização deve estabelecer, implementar e manter objetivos e metas que, ente outros descritos na norma, sejam compatíveis com a política da RS e com os resultados da due diligence.

Estrutura 

Introdução
1. Escopo
2. Termos e definições
3. Requisitos do Sistema de Gestão da responsabilidade social
3.1   Requisitos gerais
           3.2   Política da responsabilidade social ( demais políticas)
           3.3   Planejamento
                   3.3.1  Identificação das partes interessadas
                   3.3.2  Temas centrais da responsabilidade social e suas questões
                   3.3.3  Due diligence
                   3.3.4  Identificação de oportunidades de melhoria e inovação
                   3.3.5  Requisitos legais e outros
                   3.3.6  Objetivos, metas e programas
                   3.3.7  Recursos, funções, responsabilidades e autoridades
           3.4   Implementação e operação
                   3.4.1  Competência, treinamento e conscientização
                   3.4.2  Engajamento das partes interessadas
                   3.4.3  Comunicação
                   3.4.4  Tratamento de conflitos ou desavenças
                   3.4.5  Controle operacional
           3.5   Requisitos de documentação
                   3.5.1  Generalidades
                   3.5.2  Manual do sistema de gestão da responsabilidade social
                   3.5.3  Controle de documentos
                   3.5.4  Controle de registros
           3.6   Medição, análise e melhoria
                   3.6.1  Monitoramento e medição
                   3.6.2  Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros
                   3.6.3  Não conformidade e ações corretiva e preventiva
                   3.6.4  Auditoria interna
                   3.6.5  Análise pela Alta Direção


Voltar ao Topo